Aconteceu na semana passada (16), no Centro de Lançamento em Alcântara, a inauguração da mais nova Microrrede de Energia Elétrica Inteligente, um projeto pioneiro da Equatorial Energia.
“Esse projeto vem agregar a segurança energética, porque além da energia convencional ele vem trazendo uma energia verde. A energia solar é um projeto grande e tem também um projeto de baterias onde permite armazenamento. É um projeto pioneiro no Brasil, e nós podemos exportar para outras unidades até das Forças Armadas.” fala Augusto Miranda, Presidente da Equatorial Energia.
A usina do Centro de Lançamento de Alcântara tem 2880 placas solares e vai gerar uma economia de até 40% na conta de energia, além da diminuição de geradores a diesel, assim ocorrendo uma diminuição na emissão de CO2 (Gás carbônico), as placas ocupam uma área de 1,65 hectares. O projeto da rede de energia elétrica inteligente da Equatorial por meio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) contou com a colaboração efetiva da Universidade Federal do Maranhão. “É um projeto caracterizado por pesquisa e desenvolvimento, por isso que nós estamos envolvidos.” afirma Luis Antonio, Coordenador do Projeto na UFMA.
José Jorge, Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Energia declara: “Estamos trazendo a inovação uma inovação a serviço da comunidade, um projeto inédito no Brasil. Uma rede inteligente de energia, que permite através da energia solar, a energia elétrica. Buscamos garantir a confiabilidade e a segurança para o lançamento desta plataforma de veículos que o Brasil se propõe a fazer e que eu diria, com esta instalação de hoje, ela passa a se tornar de vanguarda e única no mundo inteiro.”
Esse novo projeto teve um longo trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação e garante trazer inúmeros benefícios e contribuição para a modernização tecnológica contínua e garantir uma segurança com qualidade e autonomia de energia para o funcionamento de toda base. E ajudará a manter os sistemas alimentados, como por exemplo, radares, antenas de telemetria, o próprio centro de controle, onde controla todo o lançamento.
A rede de energia elétrica inteligente do Centro de Lançamento é um projeto de parceria que contou com a ajuda e participação da Força Aérea Brasileira, a Agência Espacial Brasileira, e representa um marco para o Brasil. “Primeiro que nós conseguimos recursos para investir em Alcântara, essa é uma proposta interessante do Governo Federal. De permitir que as empresas invistam em P&D descontado do imposto. Segundo que nós conseguimos alinhar os parceiros, o centro de lançamento, a universidade e a empresa. E terceiro que tem essa pegada de mais qualidade, ambientalmente correto, então é um empreendimento que todo mundo ganhou, o famoso ganha ganha.” diz Carlos Moura, Presidente da Agência Nacional Brasileira.
Esse grande projeto pioneiro será uma grande referência do Brasil para o mundo todo.