O brasileiro garante mais um motivo para se sentir orgulhoso de sua nação, principalmente aqueles que amam a astrologia, pois o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, recebeu o prestigioso prêmio IAASS Leonardo da Vinci Life-Long Achievements Award 2023.
O prêmio consiste em uma placa de bronze reproduzindo em baixo-relevo o “Homem Vitruviano”(famosa imagem de um círculo, um quadrado e uma figura emblemática de um homem no meio), essa premiação busca reconhecer aqueles engenheiros e cientistas especiais que, através de sua dedicação ao estudo, conhecimento e pesquisa ao longo da vida, fizeram da Investigação Científica uma Arte centrada no Ser Humano. É uma maneira da International Association for the Advancement of Space Safety (IAASS) agraciar indivíduos que promovem a segurança espacial, bem como os objetivos e os valores fundamentais da instituição.
Essa premiação destaca a importância do trabalho realizado por Carlos Moura em prol da segurança espacial. Ao longo de sua carreira, ele demonstrou um compromisso excepcional com o programa espacial brasileiro, buscando desenvolvimentos que garantam a exploração do espaço, de forma segura e sustentável. Sua atuação inclui a implementação e o monitoramento de sistemas de garantia da qualidade, o desenvolvimento de padrões para a indústria aeroespacial, a certificação de sistemas espaciais e o planejamento estratégico do setor aeroespacial brasileiro.
O reconhecimento internacional é uma demonstração de confiança nos caminhos do Brasil na comunidade espacial. Sua liderança na AEB tem sido fundamental para impulsionar avanços significativos na área e estabelecer padrões mais elevados de segurança.
“No momento em que abrimos o Espaçoporto de Alcântara para o mercado global, é significativo que o mundo nos observe com confiança em nossos compromissos com o uso seguro e sustentável do espaço. Estendemos essa homenagem e os agradecimentos a todos que atuam no setor e, em especial, aos familiares dos 21 companheiros que deram a vida por nossos sonhos espaciais. Tenham a convicção de que buscaremos incansavelmente a segurança para todos”, declarou Carlos Moura.