O Projeto Saberes e Fazeres na terra da Princesa da Baixada, com o patrocínio do Banco da Amazônia, é realizado nas comunidades de Ponta de Santana e Santo Antônio dos Carvalhos. Utiliza-se das fíbras da palha do babaçu, a palmeira com maior ambudância em nosso território, e também do junco, que é o capim alongado, encontrado nos campos alagados.
O projeto tem alcançado sucesso e reconhecimento através das peças produzidas, verdadeiras obra de arte. Tendo ganhado grande visibilidade através do cineasta Jayme Monjardim e do projeto da Nelinha do Babaçu. O projeto está, neste momento, em sua 2º fase, sendo realizado exposições das peças que foram produzidas.
Já foram realizadas diversas exposições locais, regionais e estaduais, dentre essas exposições se destacam: a Feira do Empreendedor e a Rota do Turismo, que aconteceram na capital, São Luís; e o evento Semeando a Sustentabilidade, projeto do professor Jovane Melo com o Jayme Monjardin e a Nelinha. E na última sexta (22), ocorreu a primeira exposição da nova etapa do projeto.
Foi realizado a exibição do filme sobre a produção das peças, junto com as peças em si, durante o festival de cinema Cine Princesa e o festival de cinema de Pinheiro na praça de alimentação do Shopping do Povo, no centro da cidade. O evento contou com a presença de autores, atores, artesãos, familiares e membros da comunidade pinheirense, que prestigiaram o festival, tornando o momento verdadeiramente apoteótico. Essa iniciativa foi uma realização do Instituto Peniel e da A7 Mídias & A7 Tur, com o apoio do Instituto IDSBOM, SEBRAE, SENAC, da Secretaria de Cultura de Pinheiro e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Pinheiro.