Os empresários Nélia Rodrigues e Jayme Monjardim reuniram população de Palmeirândia no povoado de Santa Eulália, para apresentação de relatório das ações e encaminhamentos já tomados no Projeto Babaçu.
O projeto tem como objetivo a utilização sustentável do babaçu no Maranhão. O babaçu é uma palmeira nativa do Brasil, amplamente encontrada na região amazônica e em outros estados do país. É uma planta de grande importância socioeconômica para comunidades rurais, devido à extração de seus diversos serviços e produtos, como óleo, carvão, fibras e cascas.
No encontro os empresários fizeram a apresentação de todas as etapas já realizadas para a concretização do projeto e ações almejadas para um futuro próximo.
A empresária Nélia ressaltou a importância desse encontro para a população de Palmeirândia. “É importante dar esse feedback das ações já executadas e também demonstrar gratidão pelo apoio recebido. Planejamos ainda muito mais para esta região e estamos em busca de recursos e parcerias para fazermos tudo que sonhamos. Acima de tudo, eu agradeço o acolhimento deste sonho e de todos que estão tornando isso possível desde o início”, disse.
A região rural de Palmerândia conta com uma grande quantidade de áreas preservadas e comunidades tradicionais que já possuem conhecimento e experiência na utilização do babaçu. Existem várias oportunidades de negócios com os produtos derivados do babaçu. O óleo de babaçu, por exemplo, é utilizado na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, encontrando uma demanda crescente no mercado. As fibras do babaçu também são utilizadas na produção de artesanato, tecidos e papel, com potencial de comercialização em feiras locais e turismo sustentável.
Esse projeto irá trazer uma série de benefícios sociais e econômicos, com a geração de empregos e renda para a população local, contribuindo para a fixação das comunidades no campo e reduzindo o êxodo rural.